world press cartoon 2018

cartoon
"liberdade de expressão", da cartoonista Marilena Nardi
vencedor do grande prémio


quero acreditar que ser português é conseguir rir mesmo quando não apetece muito: rir de nós e rir com os outros. ser português é ser crítico. dos outros mas também de nós próprios.
e reza a história que desde cedo o soubemos fazer, ainda que uns com mais e melhor talento que outros - caso de bordalo pinheiro, que entre outras 'mil e uma coisas' dedicou-se à caricatura política e social.
ainda que não exista, quanto a mim, o devido reconhecimento dos nossos cartoonistas e caricaturistas - a nível internacional - assiste-se, pelo menos, ao reconhecimento do nosso potencial e do nosso percurso.

de tal forma que a 13ª edição do Grand Prix do World Press Cartoon (WPC) - exposição dos melhores cartoons do mundo - decorre pelo segundo ano consecutivo, no ccc - centro cultural e de congressos das caldas da rainha. 

neste exposição podem encontrar caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que procuraram retratar e criticar o mundo no último ano

a entrega de prémios decorreu no dia 2 de junho, num espetáculo que contou, para além da presença dos premiados, com a animação do comediante Luís Franco-Bastos, da companhia de teatro gestual cómico Clownic e da orquestra ligeira Monte Olivett. o evento terminou com uma homenagem ao cartoonista português Augusto Cid.


EXPOSIÇÃO WORLD PRESS CARTOON 2018
Local: Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha
Data: de 2 junho a 28 de julho de 2018
Entrada Livre


[ escrito pela D. ]

Comentários